Estatuto editorial

A s_cities é uma revista de reflexão e ação urbana que propõe uma abordagem crítica, criativa e interdisciplinar sobre as cidades e os modos de vida sustentáveis. Mais do que um repositório de conteúdos especializados, é um objeto editorial que, pela qualidade, abrangência e profundidade das suas propostas, desafia os leitores a observar, pensar e sentir o mundo, a sociedade e o nosso futuro urbano com conhecimento, sensibilidade estética e pensamento crítico.

Explorando a complexidade das cidades através das lentes da sustentabilidade, da inclusão e da estética, cruza temas como mobilidade, ambiente, energia, tecnologias, habitação, saúde, educação, cultura, bem-estar e participação cidadã — sempre com o objetivo de inspirar práticas transformadoras e uma cidadania mais consciente.

Com atenção à dimensão estética e simbólica dos espaços, a s_cities investiga e divulga práticas que contribuem para cidades mais verdes, justas e habitáveis. Analisa os processos de transformação urbana com foco na inovação social, na inteligência coletiva e na coesão territorial, valorizando experiências que reforcem o direito à cidade e os bens comuns.

A revista dirige-se a todos os cidadãos, com especial atenção às novas gerações, incentivando uma cultura urbana mais consciente, participativa e sustentável. Celebra a interseção entre arte, arquitetura, ciência, tecnologia e cidadania, promovendo narrativas visuais e textuais que revelam a pluralidade das cidades e os seus desafios contemporâneos.

A s_cities pauta-se pelos princípios da liberdade de expressão e de informação, conforme a Constituição da República Portuguesa, assegurando uma informação rigorosa, isenta e plural. Distingue claramente os conteúdos jornalísticos dos textos de opinião ou autorais, reservando-se o direito de interpretar, contextualizar e relacionar criticamente os factos e acontecimentos publicados.

A revista rege-se pelo Código Deontológico dos Jornalistas, pela Lei de Imprensa, pelo Estatuto do Jornalista e pelas orientações expressas neste Estatuto Editorial.​​​​